Exposição temporária retrata cluster da cutelaria na região Oeste
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
De 16 de maio a 31 de julho, a Junta de Freguesia da Benedita promove uma exposição dedicada ao setor da cutelaria, que retrata a tradição e modernidade na arte da inovação do aço na região Oeste, com destaque para Santa Catarina e Benedita. A exposição documenta e incorpora a expressão exímia de um sector que é sinónimo de sucesso e contemporaneidade. O cluster distingue-se pela qualidade de um produto, mas cuja ponte de conhecimento entre a tradição e modernidade se torna fundamental na constituição de um valor identitário na região.
Mais Detalhe
A exposição temporária Cutelaria. Tradição e Modernidade na Arte da Inovação do Aço, está patente na Junta de Freguesia da Benedita, de 16 de maio a 31 de julho. A exposição retrata o percurso histórico e inovativo da indústria da cutelaria produzida na região Oeste, destacando Santa Catarina (Caldas da Rainha) e Benedita (Alcobaça). A exposição parte da memória precursora desta indústria e documenta e incorpora a expressão exímia de um sector que se forja na perseverança e inovação empresarial.
Do legado das oficinas de navalheiros à mestria das indústrias cuteleiras, potenciadas há sessenta anos, o cluster Santa Catarina - Benedita é atualmente sinónimo de sucesso e contemporaneidade. Contemplando um enquadramento histórico e cronológico, é dado enfoque ao percurso implementado por sete fábricas integrantes da Associação de Cutelaria de Santa Catarina e Benedita, cujo trabalho tem sido articulado pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste, desde 2018. O cluster distingue-se pela qualidade de um produto, mas cuja ponte de conhecimento entre a tradição e modernidade se torna fundamental na constituição de um valor que na região, para além de económico, é identitário.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email