breves.pt

Projeto 'AQUAPRED' visa controlar a presença de contaminantes em Águas Mineromedicinais através de Inteligência Artificial

Ver:   País  |  Outro Concelho

Resumo

O projeto internacional 'AQUAPRED' pretende controlar e prevenir a presença de contaminantes em Águas Mineromedicinais através de Inteligência Artificial. Envolve um consórcio de seis balneários termais e entidades de Portugal, Espanha e França.

Mais Detalhe

O projeto 'AQUAPRED' tem como principal objetivo utilizar a Inteligência Artificial para controlar e prevenir a presença de contaminantes em Águas Mineromedicinais. Este projeto internacional reúne um consórcio composto por seis balneários termais e entidades de Portugal, Espanha e França, com a participação do AQUAVALOR - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água (CoLAB) do Instituto Politécnico de Bragança. Será desenvolvido um sistema que permitirá controlar preventivamente e de forma automática os elementos fundamentais das águas, utilizando a digitalização de dados em tempo real e a análise contínua dos parâmetros obtidos. Além disso, será criado um modelo de Deep Learning para antecipar a presença de microrganismos como a Legionella e a E.coli, com o intuito de minimizar riscos e maximizar as propriedades medicinais da água, contribuindo para aumentar a base científica sobre o tema. Com um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros e uma duração de 3 anos, o 'AQUAPRED' conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e a participação de diversas instituições de investigação.

Notícia Original

Contacte-nos:
Reportar
 

Esteja sempre atualizado

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email