Município de Esposende aprova moção contra degradação dos serviços de saúde
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
O Município de Esposende aprovou uma moção contra a degradação da prestação de serviços de saúde. A moção foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal e está relacionada com o Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde. O Município considera que os Serviços Municipais de Proteção Civil não podem assumir uma competência que está atribuída ao INEM.
Mais Detalhe
O Município de Esposende aprovou, por unanimidade, uma moção intitulada "Contra a degradação da prestação de serviços de saúde". Esta moção foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e está relacionada com a publicação da deliberação do Plano de Reorganização da Rede dos Serviços de Urgência do Serviço Nacional de Saúde (SNS) pelo Diretor Executivo do SNS, Fernando Araújo.
Esta deliberação define os pressupostos para a reorganização temporária do modelo de funcionamento da resposta assistencial e o reforço da articulação entre várias instituições do SNS. Entre as medidas estabelecidas está a garantia da capacidade de avaliação, triagem e discussão com as equipas do hospital de referência, bem como o transporte seguro do doente para outra unidade hospitalar, em conformidade com as orientações do Guia do Transporte do Doente Crítico. Além disso, é referido que o reforço da capacidade de transporte/transferência deve ser articulado com os Serviços Municipais de Proteção Civil, para libertar meios do INEM, quando necessário.
Face a estas diretivas, o Município de Esposende considera que os Serviços Municipais de Proteção Civil não devem assumir uma competência que está atribuída ao INEM, no que diz respeito ao transporte referenciado de doentes.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email