Adolfo Portela: Patrimónios com Memória
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
O Município do Fundão vai assinalar o centenário da morte de Adolfo Portela com a iniciativa 'Adolfo Portela: Patrimónios com Memória' em parceria com a Junta de Freguesia de Lavacolhos. Será realizada uma conversa aberta sobre património imaterial e haverá momentos de leitura de poemas, música e evocação biobibliográfica de Adolfo Portela.
Mais Detalhe
No dia 9 de dezembro de 2023, o Município do Fundão irá assinalar o centenário da morte de Adolfo Portela com a iniciativa 'Adolfo Portela: Patrimónios com Memória', em parceria com a Junta de Freguesia de Lavacolhos. A homenagem terá lugar na Casa do Bombo, em Lavacolhos, às 14h30. Adolfo Portela foi um escritor, poeta, patrimonialista, dramaturgo, músico, compositor, ensaísta e filantropo que teve um grande contributo na construção da identidade cultural do Concelho do Fundão. A iniciativa visa dar a conhecer o seu património imaterial.
O evento incluirá a conversa aberta 'Património Imaterial: da Inventariação às Matérias com Futuro', moderada por Pedro Salvado, diretor do Museu Municipal. Nesta conversa, estarão presentes responsáveis pelas distintas formas patrimoniais classificadas, ou em vias de classificação, do conjunto do património imaterial da Beira Baixa. Entre estes fazem parte o Madeiro de Penamacor, os Bombos de Lavacolhos, a Festa de Santa Bebiana de Caria e o Bodo de Nossa Senhora da Consolação.
Além da conversa, serão realizados momentos de leitura de poemas em homenagem a Adolfo Portela, bem como um momento musical. Será também descerrada a placa de distinção da Construção de Bombos e Caixas no concelho do Fundão enquanto manifestação inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email