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Aviso sobre práticas prejudiciais aos consumidores idosos

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Resumo

O Município de Góis partilha um aviso da Direção Geral do Consumidor sobre situações que lesam os consumidores idosos, como a venda de aparelhos auditivos, planos de saúde e purificadores de água. Devido a limitações físicas e cognitivas, os consumidores idosos podem tornar-se vulneráveis na tomada de decisões informadas.

Mais Detalhe

O Município de Góis partilhou um aviso da Direção Geral do Consumidor alertando para práticas que prejudicam os consumidores idosos, incluindo a venda de aparelhos auditivos, planos de saúde e purificadores de água. Devido às limitações físicas e cognitivas, bem como ao isolamento social, os idosos podem ter dificuldade em tomar decisões informadas, tornando-se vulneráveis no mercado de consumo. Em Portugal, existem Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) e Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) que integram o Sistema de Defesa do Consumidor e ajudam os consumidores idosos a obter informações e resolver conflitos. Temas recorrentes incluem vendas de aparelhos auditivos, planos de saúde, purificadores de água, contratos de telecomunicações e fornecimento de eletricidade. As RAL, na sua maioria, são Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que resolvem litígios através de mediação, conciliação e arbitragem, sendo um recurso acessível e eficaz para os consumidores idosos.

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