Educação é prioritária para a Câmara Municipal da Horta, anuncia Presidente
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
O Presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a educação como área prioritária para o Município, anunciando medidas como o apoio ao horário alargado dos Centros de Atividades dos Tempos Livres e a criação do programa 'Bolsa 12'. Além disso, foi anunciado que no próximo ano letivo será atribuído um kit de material escolar a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Mais Detalhe
O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, enfatizou a importância da educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Durante a sessão solene comemorativa do aniversário da elevação da Horta a cidade, foram apresentadas várias medidas que visam melhorar a qualidade de ensino no município.
Uma das medidas destacadas por Carlos Ferreira foi o apoio ao horário alargado dos Centros de Atividades dos Tempos Livres (ATL) nos períodos não letivos. Esta medida tem como objetivo proporcionar às famílias a possibilidade de conciliar a vida profissional com os horários escolares.
Outra iniciativa mencionada pelo autarca foi o programa 'Bolsa 12'. Este programa consiste numa reformulação do Programa de Bolsas de Estudo, que passa a apoiar os estudantes durante 12 meses em vez dos habituais 10. Além disso, o número máximo de bolsas a atribuir foi eliminado, permitindo um maior acesso a este apoio financeiro.
Uma das novidades anunciadas é a atribuição de um kit de material escolar a todas as crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo no início do próximo ano letivo. Esta medida tem como objetivo promover a igualdade de oportunidades no acesso à educação e garantir o sucesso escolar.
Além destas iniciativas, o autarca mencionou também outros projetos na área da educação, como o 'Participação Cívica', que visa envolver os alunos na vida da comunidade, o 'Aprender em Comunidade', um projeto formativo, e o 'Bem-estar docente', que visa melhorar as condições de trabalho dos professores.
No que diz respeito à atração de jovens universitários para o concelho, Carlos Ferreira anunciou o apoio de 400 mil euros à Universidade dos Açores para a construção de uma residência universitária na cidade da Horta. Esta medida faz parte do Programa Nacional de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis e tem como objetivo reter jovens qualificados na região, dinamizar a vida social e cultural da cidade e fornecer um apoio social aos estudantes.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email