Matosinhos quer ser um hub de biodiversidade até 2030
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou a Estratégia de Biodiversidade, Ecossistemas & Capital Natural, com o objetivo de tornar a cidade um hub de biodiversidade até 2030. A estratégia é baseada em três eixos estratégicos: salvaguarda da biodiversidade e habitats nativos, restauro ecológico e infraestruturas verdes e azuis. Matosinhos pretende proteger a natureza e reverter a degradação dos ecossistemas, colocando a biodiversidade da Europa em trajetória de recuperação até 2030.
Mais Detalhe
A Câmara Municipal de Matosinhos desenvolveu a Estratégia de Biodiversidade, Ecossistemas & Capital Natural, com o objetivo de transformar a cidade num hub de biodiversidade até 2030. Esta estratégia, apresentada recentemente, assenta em três eixos estratégicos: salvaguarda da biodiversidade e habitats nativos, restauro ecológico e infraestruturas verdes e azuis.
Inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a estratégia integra a Estratégia de biodiversidade da União Europeia para 2030 e o movimento Green City Accord, do qual Matosinhos faz parte.
O objetivo principal desta estratégia é proteger a natureza e reverter a degradação dos ecossistemas, com vista a colocar a biodiversidade da Europa numa trajetória de recuperação até 2030. Matosinhos é um território predominantemente urbano, com algumas áreas agrícolas e algumas manchas florestais compostas maioritariamente por eucaliptos em pinhais e matas. Apenas 11,6% do território é arborizado.
A estratégia prevê a definição de 10 objetivos e metas, que incluem a restauração do curso natural dos rios, o aumento da área florestal, a reintrodução da natureza na cidade, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a recuperação de solos.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email