breves.pt

Trabalhos de escavação no Castro de Guifões procuram novas respostas sobre transição entre o mundo pré-romano e a integração na região

Ver:   País  |  Outro Concelho

Resumo

Decorrem os trabalhos de escavação no Castro do Monte Castêlo, também conhecido como "Castro de Guifões", onde se localizam as raízes enterradas da primeira povoação de Matosinhos, habitada desde antes do século V a.C. até meados do século V d.C. Alunos finalistas da licenciatura de Arqueologia da FLUP têm vindo a efetuar este trabalho de campo, procurando novas respostas que definam a transição entre o mundo pré-romano da Idade do Ferro e a integração da região no.

Mais Detalhe

Decorrem os trabalhos de escavação no Castro do Monte Castêlo, também conhecido como "Castro de Guifões", em Matosinhos, onde se localizam as raízes enterradas da primeira povoação da região, habitada desde antes do século V a.C. até meados do século V d.C. Este local pode ter sido um pequeno fundeadouro ou porto de época romana, uma vez que se situa na extremidade do antigo estuário do Rio Leça, onde se registam diversas evidências da chegada de mercadorias vindas de pontos longínquos do Império Romano. Desde 2016 que decorrem trabalhos arqueológicos no local, numa investigação iniciada através de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e a APDL. Alunos finalistas da licenciatura de Arqueologia da FLUP têm vindo a efetuar este trabalho de campo, procurando novas respostas que definam a transição entre o mundo pré-romano da Idade do Ferro e a integração da região no Império Romano.

Notícia Original

Contacte-nos:
Reportar
 

Esteja sempre atualizado

Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email