Aumento do número de ninhos de Vespa-asiática em Portugal
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
O número de ninhos de Vespa-asiática tem vindo a aumentar em Portugal desde 2011. Esta espécie invasora prejudica a apicultura e a produção agrícola, além de ser agressiva para as pessoas.
Mais Detalhe
A Vespa-asiática, também conhecida como Vespa velutina, é uma espécie invasora que chegou a Portugal em 2011 e desde então tem vindo a aumentar em número. Esta espécie é altamente prejudicial para a apicultura e para a produção agrícola, uma vez que ataca e alimenta-se de abelhas do mel e de insetos polinizadores selvagens. Além disso, a Vespa-asiática é bastante agressiva para as pessoas, especialmente quando o seu ninho é perturbado.
Nesta época do ano, os ninhos das vespas-asiáticas são mais fáceis de identificar, uma vez que algumas das árvores em que constroem os seus ninhos estão sem folhas. No entanto, a remoção dos ninhos deve ser efetuada por uma equipa especializada. Por isso, caso encontre um ninho, não tente destruí-lo. Em vez disso, alerte a Proteção Civil municipal através do número 21 088 90 02 / 21 280 68 99 ou do e-mail [email protected].
É importante salientar que a Vespa-asiática não deve ser confundida com vespas autóctones, como a Vespa Crabro, que são consideradas muito importantes para a biodiversidade pelos especialistas.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email