Feira de S. Simão regressa ao Sardoal
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
A Feira de S. Simão, também conhecida como 'Feira da Fossa', está de volta ao Sardoal no dia 28 de outubro. A feira é caracterizada pelas transações de cereais e frutos secos, como castanhas, nozes, amêndoas e figos secos. Tem raízes antigas na história e cultura do concelho, sendo realizada no dia 28 de outubro, por ser o dia da chegada dos 'Capuchos' ao Sardoal. Apesar de existir desde 1750, foi nos anos 70 que se tornou uma das feiras mais importantes e concorridas da região norte do Ribatejo, sendo uma oportunidade para a população adquirir roupa e calçado para o inverno.
Mais Detalhe
A Feira de S. Simão, também conhecida como 'Feira da Fossa', está de volta às ruas do Sardoal no dia 28 de outubro. Esta feira, que tem raízes antigas na história e cultura do concelho, caracteriza-se pelas transações de cereais e frutos secos, como castanhas, nozes, amêndoas e figos secos, próprios desta época sazonal. A Feira de S. Simão realiza-se sempre no dia 28 de outubro, por ser o dia da chegada dos 'Capuchos' ao Sardoal. Os 'Capuchos' eram grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a região na época da apanha da azeitona.
Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta feira já se realizava em 1750, foi nos anos 70 do século passado que alcançou um lugar de destaque entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Na altura, constituía uma boa oportunidade para a população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email