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Aumento de atendimentos no Gabinete de Apoio ao Emigrante de Tondela

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Resumo

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Tondela registou um aumento significativo no número de atendimentos neste ano, com 38 até agora. A procura deste serviço tem sido maior por parte de ex-emigrantes com idades entre os 60 e os 70 anos. O GAE é responsável por auxiliar no preenchimento de documentos e fornecer apoio em assuntos relacionados com instituições estrangeiras, como pedidos de reforma.

Mais Detalhe

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Tondela tem sido cada vez mais procurado ao longo deste ano, com um total de 38 atendimentos realizados até o momento. É importante destacar que desses atendimentos, 12 dizem respeito a novos utentes, o que indica um aumento no número de pessoas que estão a recorrer ao serviço. Comparando com os anos anteriores, este aumento é evidente. Em 2019, foram realizados 11 atendimentos, em 2020 apenas 4, em 2021 o número subiu para 28 e no ano passado foram realizados 19 atendimentos. Estamos a caminho de duplicar o número de atendimentos em relação a 2021, mesmo faltando três meses para o final do ano. A maioria das pessoas que procuram o GAE tem entre 60 e 70 anos e passaram períodos a trabalhar em países como a França e a Suíça. Esses ex-emigrantes procuram o serviço principalmente para obterem auxílio nos pedidos de reforma com base no trabalho realizado no estrangeiro. O GAE atua como interlocutor entre os cidadãos e o Ministério dos Negócios Estrangeiros (Delegação do Porto), fornecendo todo o apoio necessário, como auxílio no preenchimento de questionários, elaboração de respostas e outros assuntos relacionados com instituições de outros países. O Gabinete de Apoio ao Emigrante de Tondela está em funcionamento desde 2003 e oferece um serviço gratuito para cidadãos portugueses emigrados que desejam regressar a Portugal ou iniciar um processo de migração. Além disso, os Gabinetes de Apoio ao Emigrante têm competências para tratar de questões de segurança social estrangeira, comunitária e extracomunitária. Eles também podem acompanhar processos relacionados com pedidos de pensões de velhice, invalidez e sobrevivência, prestações de acidentes de trabalho, abono de família, desemprego, legalização de viaturas e isenção de imposto automóvel em caso de transferência definitiva de residência para Portugal e reconhecimento/equivalência de habilitações literárias adquiridas no estrangeiro. Além disso, fornecem informações sobre dupla-tributação.

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