Campanha 'Esterilizar também é cuidar' incentiva população de Tondela a esterilizar animais de companhia
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
A Câmara Municipal de Tondela está a promover a iniciativa 'Esterilizar também é cuidar', que oferece apoio financeiro para a esterilização de cães e gatos. A campanha tem como objetivo incentivar e sensibilizar a população para o ato da esterilização, contribuindo para controlar o aumento das ninhadas indesejáveis, diminuir o abandono e o número de animais errantes e dinamizar o comércio local. Até agora já foram inscritos 123 cães e gatos, dos quais 82 foram, entretanto, esterilizados com o apoio financeiro do município.
Mais Detalhe
A Câmara Municipal de Tondela está a promover a iniciativa 'Esterilizar também é cuidar' pelo terceiro ano consecutivo. A campanha oferece apoio financeiro para a esterilização de animais de companhia, tendo como objetivo incentivar e sensibilizar a população para o ato da esterilização. Desde 2021, a autarquia tondelense tem vindo a promover esta iniciativa, apostando na esterilização como o método mais digno e eficaz de resolução do controlo da população de animais errantes. Com esta campanha, pretende-se controlar o aumento das ninhadas indesejáveis, diminuir o abandono e o número de animais errantes e dinamizar o comércio local, nomeadamente das clínicas veterinárias.
Até agora já foram inscritos pelos seus donos 123 cães e gatos, dos quais 82 foram, entretanto, esterilizados com o apoio financeiro do município. A autarquia comparticipa a esterilização e ou castração dos animais de companhia sob a forma de reembolso no valor de 125 euros para as cadelas, 70 euros para os cães, 80 euros para as gatas e 35 euros para os gatos. O apoio está limitado a dois animais de companhia por cada agregado familiar e só é válido para os moradores do concelho.
Para terem acesso a este apoio, os proprietários dos cães e gatos têm que preencher um formulário de inscrição, que deverá ser acompanhado do comprovativo de residência no concelho de Tondela e do comprovativo do IBAN. É ainda preciso apresentar a identificação eletrónica com registo atualizado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e, no caso dos cães, o boletim sanitário com a vacina antirrábica válida. Os animais inscritos na campanha terão acesso à identificação eletrónica gratuita. As candidaturas podem ser feitas até agosto.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email