Promoção da leitura e escrita na educação pré-escolar
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Resumo
O projeto PLEEPE dedicado à promoção da leitura e escrita na educação pré-escolar teve continuidade no último ano letivo. Participaram 367 crianças e 54 educadoras de infância, tendo sido realizadas ações de formação para garantir uma intervenção adequada. Dos resultados obtidos, 86 crianças apresentaram evolução positiva e saíram da intervenção complementar, enquanto 28 crianças foram identificadas como em risco e mantiveram a necessidade de intervenção.
Mais Detalhe
O projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar (PLEEPE) teve continuidade no ano letivo 2022-2023. Participaram no projeto 367 crianças com idades entre os quatro e os seis anos, juntamente com 54 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas do concelho. Com o objetivo de promover competências facilitadoras da aprendizagem formal da leitura e da escrita, foram realizadas ações de formação com as educadoras e psicólogas, de forma a garantir uma abordagem baseada em evidências científicas e bem estruturada. Os resultados da monitorização do progresso revelaram que 86 crianças apresentaram uma evolução positiva e puderam deixar a intervenção complementar. No entanto, 28 crianças que não foram identificadas como em risco no despiste universal mantiveram a necessidade de continuar a beneficiar da intervenção. No total, 127 crianças passaram a beneficiar da intervenção complementar. A implementação do projeto PLEEPE durante o ano letivo permitiu reforçar a importância de uma intervenção oportuna, estruturada e multidisciplinar para promover o desenvolvimento da leitura e escrita desde a idade pré-escolar.
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