Estudo destaca inovação e qualificação acima da média na economia do Porto
Ver: País | Outro Concelho
Resumo
O Novobanco realizou um estudo que destaca a inovação e qualificação acima da média na economia do Porto, em relação ao resto do país. O investimento em Investigação e Desenvolvimento e o nível de formação dos quadros são os fatores que mais se destacam. O Porto regista uma tendência crescente e expressiva na inovação, com o maior peso protagonizado pelo ensino superior, seguido das empresas e do Estado. É também na Invicta que se encontra o maior número de investigadores por mil habitantes, superando em muito a média do país.
Mais Detalhe
Um estudo do Novobanco destacou a inovação e qualificação acima da média na economia do Porto, em relação ao resto do país. O investimento em Investigação e Desenvolvimento e o nível de formação dos quadros são os fatores que mais se destacam. Os dados foram apresentados no debate promovido pelo jornal ECO, que teve a participação do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente.
A cidade do Porto regista uma tendência crescente e expressiva na inovação, com o maior peso protagonizado pelo ensino superior, seguido das empresas e do Estado. É também na Invicta que se encontra o maior número de investigadores por mil habitantes, com um valor de 32%, superando em muito a média do país, que se fica nos 5,4%. Além disso, foram aprovados 4.474 projetos no âmbito do Portugal 2020, financiados em cerca de 963 milhões de euros. O mesmo valor foi atribuído pelo Plano de Recuperação e Resiliência para outros 2.441 projetos, principalmente nas áreas dos transportes e da saúde.
O volume de negócios das empresas no Porto foi superior a 15 mil milhões de euros em 2021, representando 3,5% do total do país. A maior parte das empresas com operação na cidade são do setor jurídico e contabilidade, consultadoria, arquitetura e engenharia, comércio e reparação de veículos e administração e serviços de apoio. Além disso, os trabalhadores do Porto estão acima da média nacional nos níveis de formação, principalmente nas áreas das Ciências e da Tecnologia.
Notícia Original
Contacte-nos:
Reportar
Reportar
Esteja sempre atualizado
Assine a nossa Newsletter e receba todas as novidades no seu email